O Projeto

Mestrado Profissional em Educação em Diabetes

O Centro de Referência Diabetes nas Escolas é um projeto vinculado ao Mestrado  Profissional em Educação em Diabetes da Santa Casa de BH.

 

O Grupo Santa Casa BH, por meio de seu Instituto de Ensino e Pesquisa, obteve o reconhecimento do Mestrado Profissional em Educação em Diabetes, com nota 3 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes/MEC, em outubro de 2011. Trata-se do primeiro mestrado do país voltado para educação em diabetes, com o objetivo primordial de capacitar profissionais de saúde como Educadores em Diabetes.

 

Este mestrado é vinculado a Clínica de Endocrinologia da Santa Casa BH que possui ambulatórios setorizados na área de diabetes (Diabetes tipo 1, Diabetes tipo 2, Diabetes gestacional, Diabetes pós-transplante e Pé diabético), onde são realizadas aulas práticas. O serviço conta ainda com programas de residência médica  e especialização. A clínica também oferece atendimento com equipe interdisciplinar, com foco na educação em diabetes.

 

O Mestrado Profissional prioriza os aspectos mercadológicos, com enfoque mais prático em discussões baseadas na vivência cotidiana. Um dos pilares dessa modalidade é estimular o aluno para trazer, do seu trabalho, experiências que contribuam com a sua qualificação. 

 

Área de atuação

 

O educador em diabetes é o profissional da área de saúde, que a despeito da sua formação acadêmica e através de treinamento de habilidades, é capaz de atender e educar o diabético em todas as áreas envolvidas no tratamento interdisciplinar, capacitando pacientes e familiares nos cuidados diários e no alcance das metas de bom controle glicêmico. Com isso, há redução nas complicações crônicas da doença e nos gastos na área de saúde, tanto hospitalares, quanto em relação a afastamento temporário ou permanente do trabalho, gerado pela alta taxa de incapacidade física proveniente de complicações.

 

Público-alvo

 

Profissionais da área de saúde que procuram ampliar seus conhecimentos e habilidades práticas em seu campo de atuação: nutricionistas, enfermeiros, psicólogos, educadores físicos, fisioterapeutas, farmacêuticos, médicos entre outros.

 

Carga horária

 

Teórica-prática: 330 horas/aula (21 créditos)

Prática: 45 horas/aula

 

Duração

24 meses

 

Coordenação

 

Dra. Janice Sepúlveda Reis

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6610232891794536

 

As escolas interessadas em participar podem fazer a solicitação pelo e-mail diabetesnasescolas@santacasabh.org.br ou cadastrar a escola para treinamento diretamente no link https://eSurv.org?u=CADASTRO.

Para acesso às etapas do treinamento, clique AQUI.